“A prática de mindfulness para desenvolver o foco no momento presente, acalmar a mente e transformar sua qualidade de vida” – é assim que Jon Kabat-Zinn define seu livro “Atenção Plena para Iniciantes”, obra que indico para pessoas de todas as idades.
A atenção plena ou mindfulness é parte essencial da meditação budista, sua prática é milenar e destinada ao foco total no momento presente.
Baseado nessa sabedoria, Jon Kabat-Zinn criou no ano de 1979, na Universidade de Massachusetts, um treinamento em atenção plena chamado MSBR (Mindfulness Based Stress Reduction). Neste caso, o objetivo era auxiliar portadores de quadros clínicos de ansiedade, pânico, dor crônica e depressão.
Com o sucesso deste projeto, e também como fruto de muito estudo pioneiro sobre o assunto, Kabat-Zinn tornou-se uma referência em mindfulness.
No livro que recomendo hoje, o médico budista relata técnicas, respostas e reflexões sobre este tipo de meditação. Dessa forma, Kabat-Zinn nos mostra como nos tornamos mais focados, felizes e menos estressados com a diminuição de nosso “barulho interno” e o despertar para o momento presente – e somente para ele.
A atenção plena é mais do que um formato de meditação, na verdade: ela é um estilo de vida. Mais calmo, atento e paciente, capaz de melhorar diversas sensações e sentimentos do nosso dia a dia.
O livro toca em assuntos como:
Como o próprio título sugere, este livro é indicado para iniciantes. Se você não conhece ainda os poderes da meditação, ou encontra-se com dificuldades em focar (com ansiedade, medo ou apatia), é uma leitura indispensável!
Jon Kabat-Zin finaliza por mim:
“Você pode considerar este livro uma porta de entrada para um edifício magnífico. Só que o edifício é você. Este é um convite para entrar e depois explorar, da sua própria maneira e em seu próprio ritmo, a riqueza e a profundidade do que está disponível para cada um de nós.”